O bloco saúde folia do projeto espaço jovem com o apoio do Núcleo de educação e saúde realizou o 3° pré carnaval de Horizonte com entrega de preservativos de forma consciente, junto aos jovens horizontinos na praça da igreja matriz, o evento foi um sucesso todos os jovens que estavam presente a praça receberam orientações de como se prevenir de Dst/Aids. e muitos apoiaram a ação da Prefeitura Municipal de Horizonte e secretaria da saúde.
Visualizações
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Horizonte participa de grande encontro com o Ministro da saúde Alexandre Padilha.






A Secretaria da Saúde do Estado vai montar, a partir desta segunda-feira, 28 de fevereiro, sua Sala de Situação permanente, para concentrar todas as informações sobre a dengue no Ceará. O Ministério da Saúde enviará durante a semana equipes de vigilância e de atenção à saúde para colaborar na instalação da sala de situação. O anúncio foi feito neste sábado, 26, pelo ministro Alexandre Padilha, durante a reunião com prefeitos e secretários municipais de saúde para reforçar a mobilização para o combate a doença no Estado. “A Secretaria da Saúde vai montar a Sala de Situação para se antecipar na ação e agir para evitar a epidemia de dengue no Ceará”, explicou o ministro.
Alexandre Padilha concluiu no Ceará o roteiro de visitas aos 16 Estados classificados como de alto risco de epidemia de dengue em 2011. “O governo federal estava certo em se antecipar na classificação dos riscos, mostrando o Ceará entre esses 16 Estados, mas nossa capacidade de mobilização pode impedir a epidemia”, convocou o ministro, lembrando as avaliações realizadas pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2010 e janeiro deste ano. “Temos indicações de que aquela classificação venha a se confirmar e os nove óbitos já confirmados no Estado devem servir como um alerta a mais”, disse o ministro sobre o mapa de risco de epidemia de dengue nos municípios.
Para evitar mortes em conseqüência da dengue, Alexandre Padilha ressaltou a necessidade de reorganização dos serviços de saúde. “Foi-se o tempo que combater a dengue era só matar mosquito”, observou. “O importante para evitar óbitos é que os serviços da atenção básica estejam absolutamente capacitados para reconhecer e tratar a doença”, alertou o ministro sobre a responsabilidades dos municípios em qualificar a atenção nos postos de saúde e nas equipes de saúde da família. Ele reforçou a recomendação para que todos os consultórios e postos de saúde tenham afixadas as recomendações de diagnóstico e manejo clínico distribuídas pelo Ministério da Saúde.
O Ministro da Saúde pediu que cada prefeito constitua um comitê ou grupo de trabalho insterinstitucional para enfrentar a dengue no município. “Se nos juntarmos nesse momento, é possível impedir a epidemia”, disse. “Se cada um não cuidar da sua casa, do seu bairro, da sua cidade, não vamos conseguir”, provocou. O vice-governador Domingos Filho reforçou a solicitação de Alexandre Padilha. “O prefeito tem que liderar, ao lado do secretário da saúde, esse processo para fazer uma grande mobilização local”, convocou Domingos Filho. “Assim, haverá menos custos econômicos e sociais para o município”.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)