Visualizações

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estratégia de saúde da família -Zumbi realiza tarde de tira dúvidas sobre como evitar as Hepatites Virais, para agentes comunitários de saúde.







Com o intuito de cada vez mais buscar meios e informações a estratégia de saúde da família do Bairro Zumbi, convidou a enfermeira do programa nacional de imunização do município (PNI) Isabel Nobre para falar um   pouco sobre o que são as Hepatites Virais.Segundo a organização mundial da saúde a mesma é um Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.


No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C e D. Existe, ainda, o vírus E, mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. O momento ainda contou com a participação de enfermeiros, técnicos, e agentes comunitários de saúde. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NASF ( NÚCLEO DE APOIO AO SAÚDE DA FAMÍLIA) Divulga sua programação de atendimento para setembro de 2011. Veja onde encontrar cada profissional





 Dr. GUSTAVO, Dra. ROSANI, Dr. CHARLES – SETEMBRO 2011.

TURNO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
MANHÃ



REUNIÃO
1/09
PLANALTO
Gustavo
2/09
TARDE



CATOLÉ
1/09
NASF
Gustavo
2/09
MANHÃ
REUNIÃO
5/09
CATOLÉ
 Charles
6/09

7/09
ZUMBI
Gustavo
8/09
NASF
Gustavo
9/09
TARDE
RAFAEL SANTOS
5/09
B. AIRES 1
  Charles
6/09
7/09
NASF
Gustavo
8/09
CAPS
Gustavo
9/09
MANHÃ
BUENOS AIRES2
 Charles, Gustavo, Rosani
12/09
DIADEMA
Charles e Gustavo
13/09
ZUMBI
Charles e Rosani
14/09
BUENOS AIRES 1
Gustavo
15/09
DIADEMA
Gustavo
16/09
TARDE
QUEIMADAS
Charles, Gustavo, Rosani
12/09

VILA NASCIMENTO
Charles e Gustavo
13/09
14/09
NASF
Gustavo
15/09
FOLGA
16/09
MANHÃ
CAJUEIRO
Charles, Gustavo, Rosani
19/09
PLANALTO
Charles e Gustavo
20/09
VILA NASC
Charles e Rosani

21/09
QUEIMADAS
Gustavo
22/09
DOURADO
Gustavo
23/09
TARDE
DOURADO
Charles, Gustavo, Rosani
19/09
ZUMBI
Charles e Gustavo
20/09
21/09
NASF
Gustavo
22/09
VISITA
Gustavo
23/09
MANHÃ
RAFAEL SANTOS
Charles, Gustavo, Rosani
26/09
ZUMBI
Charles e Gustavo
27/09
MAL COZIN
Charles e Rosani

28/09
VILA NASCIMENTO
Gustavo
29/09


MAL COZINHADO
Gustavo
30/09
TARDE
ZUMBI
Charles, Gustavo, Rosani
26/09
NASF
27/09

28/09
NASF
Gustavo
29/09
NASF
Gustavo
30/09

Centro de reabilitação e fisioterapia de Horizonte realiza mas uma edição do projeto Luz do amanhã, para mães e acompanhantes de pacientes especiais.


A ação desta vez contou com a participação do educador fisico Danilo Martins.

Que de uma forma dinâmica e participativa realizou uma ginastica laboral com todos os presentes


Crianças, mães e pacientes envolvidos com a ação do projeto Luz do amanhã




O projeto Luz do amanhã trabalha de uma forma terapêutica todas as mães e acompanhantes de pacientes que realizam tratamento no centro de fisioterapia de Horizonte, mais informações favor ligar para 85- 3336 - 60-32 ( falar com Draº Regina Benea- coordenadora do projeto)
Posted by Picasa

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Gestantes da ESF- Buenos Aires2, participam de rodas de conversas que estimulam o aleitamento materno, atenção a saúde e cuidados com o recém nascido








A sec: de saúde de Horizonte juntamente com suas estratégias de saúde da família realiza todo mês oficinas que estimulam a saúde da gestante assim como também a estimulação ao aleitamento materno do recém nascido até os seis primeiros meses de vida, cuidados com a higiene da criança e outros temas fazem parte do ciclo de conversa, que sempre são conduzidos por um profissional de saúde como: Ace( agente comunitário de saúde), médico, dentista, nutricionista e etc. As mamães ainda participam de um debate que tem como foco principal de esclarecer as dúvidas das mesmas. No encontro do bairro Buenos Aires as duas palestrantes do encontro foram a médica Bruna e a dentista Jamile que ilustraram sua fala através de videos educativos sobre a importância do aleitamento materno.
abaixo a programação das oficinas nas próximas unidades de saúde:

DATA

HORÁRIO

POSTO

12-09-11

TARDE

BUENOS AIRES 2

13-09-11

TARDE

VILA NASCIMENTO

27-09-11

MANHÃ

DOURADO

27-09-11

MANHÃ

DIADEMA

27-09-11

MANHÃ

RAFAEL SANTOS 1

28-09-11

MANHÃ

ZUMBI 1

28-09-11

MANHÃ

ZUMBI 2

28-09-11

MANHÃ

B-AIRES1

29-09-11

MANHÃ

CATOLÉ

29-09-11

TARDE

ZUMBI 3

30-09-11

TARDE

MALHADA E QUEIMADAS

30-09-11

MANHÃ

PLANALTO HORIZONTE

domingo, 11 de setembro de 2011

Profissionais de saúde terão acesso às mais recentes técnicas de assistência à saúde dos primeiros momentos de vida dos bebês


O Ministério da Saúde acaba de lançar um guia com o que há de mais atual na literatura científica sobre atenção à saúde do recém-nascido. O livro é um dos produtos da estratégia da Rede Cegonha, que servirá para atualização de profissionais de saúde.
A publicação “Atenção à Saúde do Recém-Nascido – Guia para os Profissionais de Saúde” traz orientações, baseadas em evidências científicas, que possibilitarão aos profissionais de saúde oferecer atenção qualificada, segura e humanizada ao recém-nascido sob seu cuidado, em todos os níveis de complexidade.
“A nossa expectativa com o guia é que ele se torne um marco no fortalecimento da atenção prestada ao recém-nascido e que seu uso possa contribuir de forma significativa para a redução dos índices de mortalidade infantil no país, em especial nas áreas mais vulneráveis, como Nordeste e Amazônia Legal”, explica o coordenador da área técnica de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.
Bonilha lembra ainda que a mortalidade neonatal é hoje responsável por quase 70% das mortes de bebês no primeiro ano de vida, o que torna evidente a necessidade de qualificar a atenção prestada ao recém-nascido nos serviços de saúde.
O guia foi enviado para diversos hospitais e maternidades do país, instituições de ensino, secretarias estaduais e municipais de saúde, conselhos de medicina e enfermagem, associações de saúde, entre outros.
A publicação é divida em quatro volumes que abordam questões como os cuidados na hora do nascimento, prevenção de infecção hospitalar, as intervenções mais comuns em unidades de internação neonatal, como atuar em problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos, dermatológicas, atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru, entre outros temas.
Rede Cegonha –A estratégia da Rede Cegonha consiste em um conjunto de medidas lançado no começo do ano pelo governo federal para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde o planejamento familiar e confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até a atenção integral à saúde do bebê nos seus dois primeiros anos de vida.
Maiores Informações visite o site do Portal Saúde.

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarNoticia&codConteudo=2250&codModuloArea=162&chamada=rede-cegonha-lanca-guia-de-atencao-ao-recem_nascido

sábado, 10 de setembro de 2011

Saúde de Horizonte lança Paródia do aleitamento materno no youtube

Paródia de incentivo ao aleitamento materno em Horizonte
vídeo produzido por Phabio Sousa -Nesms
participantes:
Flavio do acordeon( compositor da paródia)
Enfermeira Andreia - ESF Diadema
Maia ( NESMS)
Almeida ( agente sanitarista)

O Blog do NESMS Agradece á todos que direto ou indiretamente ajudaram nessa gravação.

Escola de saúde pública e sec: de saúde de Horizonte fornecem curso a distância de Tec: Enfermagem para profissionais de saúde.



Desde o ultimo dia 30 de julho de 2011 que se encontra a todo vapor as aulas do curso técnico de enfermagem coordenado pelo E-TEC, escola de saúde pública, sec: de saúde do estado e sec: de saúde de Horizonte. o curso é todo a distancia ou seja todo virtual, os alunos se encontram duas veses semanalmente no Liceu Maria dolores, bairro centro para as aula presenciais e durante o resto da semana assistem as aulas em casa (computador) ou no próprio pólo de ensino, essa formação terá duração de dois anos com encaminhamento á estágio, neste momento a turma se encontra na fase teórica.De acordo com as coordenadoras do pólo Jacinta Carvalho e a enfermeira: Elis esse tipo de curso marca uma verdadeira inovação no que á de melhor no ensino a distância.Os mesmos alunos participaram de uma seleção ano passado com mais de trezentas pessoas interessadas nesse curso a distância no caso só foram oferecidas 25 vagas.

Confira o que rolou na Unidade de saúde do Mal Cozinhado e sua terapia comunitária.

Unidade de saúde do Mal Cozinhado realiza terapia comunitária para seus usuários.



Estratégia de saúde da família do Mal Cozinhado junto com o Cerest- Horizonte por meio do projeto qualidade de vida realizou na ultima sexta a terapia comunitária, o evento contou com a participação da enfermeira Ângela,professor Nonato- Cerest, Maia (NESMS) mobilizador e animador da terapia Flavio do acordeon e a presença mas do que especial dos usuários que se mostraram bastante envolvido com a ação.

A Terapia Comunitária é caracterizada por um espaço de convivência social. Representa uma oportunidade das pessoas buscarem – e encontrarem – uma rede social de apoio. Isto, independente de idade, classe social e nível de instrução.

Trata-se de encontrar um grupo social de acolhimento. As vivências terapêuticas são baseadas em partilhar emoções que fazem parte da vida de todo ser humano. Muitas vezes, uma pessoa pode apoiar outra por ter vivenciado e encontrado solução para os mesmos problemas e pode também ser ajudado simultaneamente, uma vez que o problema do outro pode ser semelhante ao seu.


Essa ação também contou com a participação do mobilizador Phabio Sousa do Núcleo de educação em saúde e mobilização social.