Visualizações

domingo, 22 de abril de 2012

Projeto Prevenção e Saúde nas Escolas (PSE) realiza palestra sobre qualidade de vida saudável.No Liceu Maria Dolores em Horizonte-CE






A ação fez parte do Projeto Prevenção e Saúde nas Escolas que teve como tema qualidade de vida e saudável na adolescência. Os alunos do Liceu Maria Dolores ainda contaram com as explicações da Assistente Social Janaína Mota e do Nutricionista Gustavo Rêgo que explicou as formas corretas de uma boa alimentação saudável.Ainda foi exibido a segunda edição do Jornalzinho SPE.

Dia Mundial da Voz -Horizonte-CE

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jornalzinho saúde e prevenção nas escolas Horizonte-CE-Segunda Edição-2012



Confira a segunda edição do Jornalzinho SPE,com a participação dos alunos que participam do projeto, o tema da nova edição é qualidade de vida saudável na adolescência.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

AIDS, 30 Anos Depois - Drauzio Varella, muito boa essa serie!



o melhor tratamento é o preventivo...pois ainda estão se pesquisando uma vacina que venha aumentar a imunidade da pessoa acometida. A vacina convencional ainda é muito difícil de acontecer ,o vírus se modifica constantemente, se tornado resistente a qualquer adversidade,cientista estão nesta batalha contra o vírus.Porém a cura está longe, o tratamento é a ADESÃO aos medicamentos que venham melhorar a imunidade e aumentar a qualidade de vida da pessoa.Com o avanço da medicina as pessoas podem viver por muito anos...(hospital Emilio Ribas de São Paulo)

terça-feira, 10 de abril de 2012

Sec: de Saúde inicia o cadastramento de todos os horizontinos para o cartão do SUS.




O Cartão Nacional de Saúde tornou-se um instrumento de grande importância para a Saúde de nosso paÍs, pois possibilita vincular os profissionais e unidades de saúde aos procedimentos executados junto ao usuário(população) no Sistema Único de Saúde. Para isso faz necessário o cadastramento da população, profissionais de saúde e estabelecimentos de saúde que receberão um numero nacional de identificação. Já iniciamos o processo de cadastramento com a identificação dos usuários do SUS e seus domicílios.
O cadastro está sendo realizado pelos agentes comunitários de saúde em visitas domiciliares na sua área de abrangência. É importante que os membros das famílias visitadas tenham os seguintes documentos:
IDENTIDADE, CPF,CARTEIRA PROFISSIONAL E CERTIDÃO DE NASCIMENTOS DOS FILHOS MENORES.
ATENÇÃO: TODOS DEVERÃO SER CADASTRADOS, OU SEJA, ADULTOS E CRIANÇAS.
Cartão SUS a maior base nacional de dados da saúde.
Maiores informações: Marcelo Nogueira-33366034
                                                                                                                            
Janaina Mota da Rocha
Coordenadora NESMS

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Saiba como participar da operação sorriso feliz que realiza correção de lábio leporino.




O Hospital Infantil Albert Sabin , hospital da rede estadual, promove entre os dias 24 de abril e 2 de maio, em parceria com a ONG Operação Sorriso do Brasil, um mutirão de cirurgias para correção de lábio leporino. A expedição humanitária vem dar um reforço aos procedimentos que já são realizados no hospital. Atualmente, a equipe de cirurgiões do Albert Sabin opera 30 crianças, em média, por mês.
Nos dias 24 e 25 de abril, no hospital Albert Sabin, será feita a seleção de 100 crianças que serão operadas e terão os lábios leporinos corrigidos. No primeiro dia de triagem, dia 24 de abril, serão selecionadas as crianças e adolescentes do interior do Estado. Já o dia seguinte, 25 de abril, está reservado aos pacientes de Fortaleza e dos municípios da Região Metropolitana. No dia 26, ocorrerá a divulgação da relação dos selecionados para as cirurgias reconstrutivas. As cirurgias ocorrerão entre os dias 28 de abril e 02 de maio. Os atendimentos vão iniciar a partir das 8 horas.
O Albert Sabin disponibilizará cinco salas do centro cirúrgico para a Operação. Dois cs cirurgiões do hospital, Geraldo Sérgio Teixeira e Moacir Cimort, vão participar do mutirão. Em parceria com eles, vão atuar cerca de 60 profissionais voluntários da ONG, entre brasileiros e estrangeiros, de diferentes especialidades da área da saúde, como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria, dentre outras. A coordenadora do Ambulatório do HIAS e coordenadora estadual da ação, Evelin Gondin, informa que os pacientes que ficarem de fora da Operação Sorriso 2012 vão ser avaliados e atendidos na rotina do Núcleo de Apoio ao Fissurado do hospital após o término da expedição.
Essa é décima quarta vez que o programa vai ser realizado no Ceará. Na Operação Sorriso de 2010, foram operadas 80 crianças. Desde 1997, mais de 1.500 pessoas voltaram a sorrir. A operação é relativamente rápida, em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia, o paciente está liberado para retornar para casa.
Para participar não é necessário fazer pré-inscrição, basta comparecer ao local nos dias indicados levando documentos. A hospedagem, o transporte e a alimentação dos pacientes e familiares que vierem de fora da cidade também serão fornecidos sem custo. Para isso, a ONG conta com o apoio da Marinha do Brasil e das casas de apoio Casa do Menino Jesus e Lar Amigos de Jesus.

LÁBIO LEPORINOS
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças nasce com fissura lábiopalatina no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. As conseqüências da fissura na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Freqüentemente, observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.
Além do Hospital Infantil Albert Sabin, o projeto é realizado em parceria com Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Saúde, Associação Beija-flor, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, Casa do Menino Jesus, Lar Amigos de Jesus, Comitê de Combate a Fome pela Vida (COEP), Colgate-Palmolive, ETHICON, Johnson & Johnson, F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI.

SOBRE A OPERAÇÃO SORRISO
A Operação Sorriso é a maior organização mundial dedicada exclusivamente a crianças portadoras deformidades faciais, com atuação em 60 países, e mais de 200.000 crianças operadas. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 73.000 exames e avaliações especializadas e mais de cinco mil cirurgias em dez estados brasileiros. Estes atendimentos refletem milhares de histórias de superação, dedicação e amor ao próximo.
Em 2011, foram realizados mais de 4 mil exames multidisciplinares especializados para crianças das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, sendo realizadas 339 cirurgias e 10 programas pós-operatórios, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para 471 crianças. Também foram realizados três programas de treinamento para 88 profissionais de saúde dessas regiões.

A organização atua de forma independente e transparente, mantendo completa responsabilidade na coordenação dos programas, levantamento de fundos e estabelecimento de acordos com instituições e empresas parceiras. Não há financiamento governamental e os balanços financeiros estão disponíveis no site.
Para mais informações sobre a Operação Sorriso do Brasil e sobre o programa médico-humanitário, acesse:
www.operacaosorriso.org.br

SERVIÇO:
Operação Sorriso do Brasil 2012
Data seleção dos pacientes: 24 de abril (pacientes do Interior do Estado) e 25 de abril (pacientes de Fortaleza e Região Metropolitana)
Data divulgação dos pacientes selecionados: 26 de abril
Data cirurgias: 28 de abril a 02 de maio
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Bairro Vila União - Fortaleza / Ce)
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações: (85) 3101-4288 (Ambulatório)/ 9925.9444/32561574

Sec: de Saúde lança vídeo promocional convidando todos os Horizontinos para mais uma doação de sangue em Horizonte 27/04/12.



Não doe sangue para um mosquito ou para um vampiro, doe seu sangue para quem precisa dia 27 de abril ( sexta), a equipe do HEMOCE estará no Centro de Saúde Dr:Memória, a partir das 08 até as 16 horas.Contamos com sua participação nesta corrente de solidariedade.

domingo, 1 de abril de 2012

Ministério da Saúde suspende repasse de incentivo a municípios do Ceará


O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de incentivos financeiros a 15 municípios do Ceará referentes ao custeio de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
A medida foi publicada no Diário Oficial da União e faz parte da ação de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica. Ela é realizada sempre que o Ministério da saúde identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas por parte das secretarias muicipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
No total, a suspensão dos recursos atinge 278 equipes de Saúde da Família, 284 equipes de Saúde Bucal e 1.940 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em 320 municípios brasileiros. De acordo com uma nota publicada pelo Ministério da Saúde, a suspensão dos incentivos financeiros foi motivada por duplicidade de cadastro de profissionais da ESF, apontada pelo Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
Os recursos são restabelecidos no momento em que as inadequações são solucionadas, portanto, a suspensão não representa a interrupção da Estratégia Saúde da Família e do Programa Brasil Sorridente nessas localidades. O Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da atenção primária, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas.
Municípios do Ceará com repasse suspenso
Acaraú
Aiuaba
Aracati
Fortaleza
Fortim
Groaíras
Guaraciaba do Norte
Jardim
Pedra Branca
Pentecoste
Quiterianópolis
Salitre
Tamboril
Tejuçuoca
Tianguá