Visualizações

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dia Nacional de Combate a Dengue-Bairro Planalto Horizonte.


















A mobilização pelo dia nacional de combate a Dengue em Horizonte-CE,foi um grande sucesso,pois juntamente com os alunos da escola Jorge Pereira-Bairro Planalto Horizonte, o Núcleo de Endemias em parceria com a secretaria de saúde,realizou nesta manhã uma grande caminhada nas ruas do bairro,chamando a atenção de todos sobre os cuidados que devem ser seguidos para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti,também aproveitando o momento os alunos realizaram apresentações de paródias e até desfile de fantasias,estiveram também dando apoio logístico ao evento a equipe do Demutran,Agentes de saúde e Endemias,agradecemos o empenho de todo corpo docente da escola Jorge Pereira e de todos que estiveram conosco apoiando esse momento de grande importância para a saúde de Horizonte.Lembrando mais uma vez que a DENGUE se combate todo dia!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dilma inaugura UPA 24h em Horizonte/CE

Alunos da escola do Diadema,juntam-se na luta contra a Dengue.














Bairro Diadema e Núcleo de endemias,realizaram agora a pouco caminhada nas ruas do bairro,mobilizando a comunidade na luta e combate a dengue.Esta ação teve o apoio da escola do Bóca,mobilização social e saúde.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Núcleo de Endemias e Mobilização Social,divulga as datas das mobilizações pelo dia nacional de combate a dengue.





Vem ai doação de sangue em Horizonte-CE.

PROCESSO PARA DOAÇÃO DE SANGUE



1 – Identificação do Doador Procure a recepção e apresente o seu documento de identificação (por determinação da Portaria nº 1353/2011, de 13 de junho de 2011, do Ministério da Saúde, todos os doadores de sangue devem apresentar um documento de identificação oficial com foto, para garantir a fidelidade das informações). Será entregue uma senha para viabilização de seu cadastro e solicitadas informações para contato, de forma a garantir a comunicação do Hemoce com o doador.


2 – Pré-Triagem
Após a realização de seu cadastro, serão realizados exames de verificação de pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. Todo material utilizado é descartável.


3 – Triagem Clínica
Antes de doar sangue, o candidato passa por uma entrevista individual sobre hábitos, doenças passadas e atuais e medicamentos em uso. Após esta pequena consulta, o profissional da triagem avalia se o candidato pode ou não fazer a doação de sangue com segurança. Seu objetivo é prevenir complicações para o doador e diminuir o risco de transmissão de doenças infecciosas pelo sangue. Por isso, é muito importante que todas as perguntas sejam respondidas com sinceridade e clareza.


4 – Voto de Auto-exclusãoO doador tem a oportunidade de confirmar ou não a veracidade das informações prestadas durante a triagem clínica com o voto de auto-exclusão. Esta etapa é totalmente sigilosa e garante a segurança na transfusão do sangue para o paciente


5 – Lanche
Antes da coleta de sangue, o doador faz um lanche para melhorar os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de passar mal ou ter outros problemas durante a doação. Depois do lanche é preciso esperar pelo menos dez minutos para iniciar a coleta.


6 – Coleta de Sangue
Nesta etapa o doador é orientado a lavar os braços (local da punção) com água e sabão. A doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador. O volume máximo de sangue colhido é de 450 ml em um tempo médio de 7 minutos.


Após a doação, o sangue será examinado nos laboratórios do Hemoce para tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de chagas, HIV e HTLV I e II. Cerca de 45 dias após a doação o laudo com resultado dos exames estará disponível no Setor de Resultados de Exames, no Hemocentro onde foi feita a doação.

comprovante de doação será enviado, via correio, para a residência do doador, após 40 dias da doação. Caso seja preciso algum esclarecimento nos exames realizados, será emitido uma convocação por carta para uma nova coleta de amostra de sangue.


Para quaisquer outras informações procure a Captação de Doadores, tel: (85) 3101.2300.