Visualizações

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Agentes de saúde de Horizonte usam teatro para falar da importância do uso de preservativo.


Anualmente, Horizonte promove atividades socioeducativas pelo Dia Mundial de Combate à Aids, que é comemorado no dia 1º de dezembro. Em 2012, sete agentes de saúde do Município resolveram fazer uma mobilização diferente ao utilizar o teatro como ferramenta de informação. Assim surgiu a peça O Auto da Camisinha, que retrata o uso do preservativo de forma consciente. Este ano, os profissionais representarão Horizonte na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, que acontece, de 12 a 15 de março, em Brasília.
O grupo já está com duas apresentações marcadas, uma nesta quarta (26), a partir das 15 horas, e outra na quinta-feira (27), às 9h30, para os alunos da Escola Profissionalizante Maria Dolores Alcântara e Silva (Av. Juvenal de Castro, 609), antigo Liceu. “Começamos a procurar narrativas sobre o tema e encontramos o texto do O Auto da Camisinha. Nós fizemos pequenas adaptações, incluindo músicas regionais e a interação com o público”, revela Fábio Sousa, autor da iniciativa no Município.
O Auto da Camisinha trata-se de um espetáculo que surpreende pela sua simplicidade e capacidade de atrair e cativar seus espectadores. A peça se baseia em uma história de amor que serve para educar sobre a necessidade do uso de preservativo. O espetáculo é um convite para o público se encantar e aprender com as dúvidas e descobertas dos personagens sobre o tema.
“Nosso maior desafio é tentar quebrar o tabu que envolve o uso do preservativo, pois as pessoas ainda resistem a fazerem o uso da camisinha um hábito. Mesmo com toda essa resistência, a procura pelo preservativo aumentou nas unidades de saúde de Horizonte após as apresentações. Isso fortalece a nossa iniciativa”, diz Fábio.
Fonte:Site da prefeitura municipal de Horizonte-CE.

Núcleo de endemias também está na luta contra a LER/DORT.













Todos os dias pela manhã sempre antes das atividades diárias do Núcleo de endemias (NUEND),os servidores irão reunir-se para realizar ginástica laboral que combate a LER/DORT.
ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
A Ginástica Laboral se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Carnaval: Camisinha não pode ser guardada em qualquer lugar



A camisinha é um item indispensável no kit do folião. Além de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, ainda evita a gravidez indesejada. Mas não basta levar a camisinha para a folia. Quem for curtir os dias de Carnaval precisa tomar alguns cuidados com o produto. A assessora técnica do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Carina Bernardes, dá dicas para não danificar o preservativo durante a folia.
“A camisinha é feita de um látex de borracha e esse atrito da embalagem, ela sendo pressionada, a gente sugere que ela não seja pressionada muito com a mão. A pessoa às vezes fica pegando o preservativo, a embalagem e brincando. Aquilo ali, aquele atrito pode danificar o preservativo. Pode ocasionar algum furo no preservativo. Ai quando a pessoa for usar, pode ocasionar o estouro ou rompimento e fica mais complicado”, explica.
A assessora técnica do Ministério da Saúde, Carina Bernardes, explicou também como guardar a camisinha com segurança. “A gente pede que evite guardar em carteira, principalmente a masculina, porque o homem sempre carrega no bolso de trás. Na hora que for sair para uma balada que possa acontecer uma transa inesperada, tudo bem colocar no bolso, mas não carregar sempre o preservativo dentro da carteira, porque esse ficar sempre na carteira é que pode causar o dano. Agora, para sair, para colocar na carteira naquele momento, no bolso, só para uma saída não tem o menor problema. Mulher, eu acho que é mais tranqüilo porque está sempre na bolsa não está em lugar que pressiona muito”, comenta.
A assessora técnica do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Carina Bernardes, faz mais um alerta aos foliões: A data de validade e o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) precisam estar na embalagem da camisinha. Segundo Carina Bernardes, essas informações são importantes para garantir a qualidade do produto.
Fonte:http://www.blog.saude.gov.br/index.php/saudeemdia/31914-46carnaval-2013-camisinha-nao-pode-ser-guardada-em-qualquer-lugar

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Conselho de saúde,reúne-se para discutir o plano de ação e combate a dengue em Horizonte-CE.



O conselho municipal de saúde (CMSH),esteve reunido hoje a tarde na casa dos conselhos para discutir as seguintes pautas:
  1. Leitura da Ata;
  2.    Informe dos Conselheiros;
  3.    Plano de Ação da Dengue;
  1.    Plano de Contingência da Dengue;
  2.    Plano de Ação do NESMS
  3.    Perfil epdemiológico do CAPS GERAL
Uma das questões pautadas sobre a questão do combate a dengue em Horizonte,foi sugerido pelos conselheiros presentes as seguintes sugestões para serem apreciadas pelo gestor municipal:
* Ampliação do efetivo de agentes de endemias. 
*Que no material impresso de divulgação do combate a dengue,possa também ser incluído o calendário da coleta do lixo em nossa cidade,ou seja o dia em que o carro do lixo está passando no bairro.
Para finalizar a reunião o psicólogo Bruno e a assistente social Milena,ambos residentes do CAPS,fizeram um levantamento do perfil epidemiológico dos pacientes que são encaminhados aos centros de atenção ao psicossocial.Onde o diagnóstico final foi comprovado que mais de 90% dos pacientes sofrem de transtorno ansioso.O conselho voltará novamente encontrar-se na próxima quarta dia (19/02/13) em reunião extraordinária.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Conheça o NutriAção e participe desse projeto!

Os participantes contam com o apoio de diversos profissionais como: nutricionista, educador físico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta.
Conheça o NutriAção e participe desse projeto
Para melhorar o estilo de vida e os hábitos alimentares dos horizontinos atendidos nos postos de Estratégia de Saúde da Família do Zumbi e dos Planaltos Horizonte I e II, foi iniciado o projeto NutriAção no Município. Estão sendo contemplados adultos que se encontram acima do peso ou em obesidade. Os participantes contam com o apoio de diversos profissionais como: nutricionista, educador físico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta. Palestras, oficinas, avaliação nutricional e estímulo a atividade física fazem parte das ações desenvolvidas no projeto. Os encontros acontecem quinzenalmente para estimular a autoestima dos participantes e atender as diversas necessidades que a obesidade pode desencadear nas pessoas.é um projeto da nutrição da Residência multiprofissional em saúde
Próximo encontro!

Dia: 11/02/14
Local: Auditório da Policlínica
Horário: 08h30 min.