Anualmente, Horizonte promove atividades socioeducativas pelo Dia Mundial de Combate à Aids, que é comemorado no dia 1º de dezembro. Em 2012, sete agentes de saúde do Município resolveram fazer uma mobilização diferente ao utilizar o teatro como ferramenta de informação. Assim surgiu a peça O Auto da Camisinha, que retrata o uso do preservativo de forma consciente. Este ano, os profissionais representarão Horizonte na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, que acontece, de 12 a 15 de março, em Brasília.
O grupo já está com duas apresentações marcadas, uma nesta quarta (26), a partir das 15 horas, e outra na quinta-feira (27), às 9h30, para os alunos da Escola Profissionalizante Maria Dolores Alcântara e Silva (Av. Juvenal de Castro, 609), antigo Liceu. “Começamos a procurar narrativas sobre o tema e encontramos o texto do O Auto da Camisinha. Nós fizemos pequenas adaptações, incluindo músicas regionais e a interação com o público”, revela Fábio Sousa, autor da iniciativa no Município.
O Auto da Camisinha trata-se de um espetáculo que surpreende pela sua simplicidade e capacidade de atrair e cativar seus espectadores. A peça se baseia em uma história de amor que serve para educar sobre a necessidade do uso de preservativo. O espetáculo é um convite para o público se encantar e aprender com as dúvidas e descobertas dos personagens sobre o tema.
“Nosso maior desafio é tentar quebrar o tabu que envolve o uso do preservativo, pois as pessoas ainda resistem a fazerem o uso da camisinha um hábito. Mesmo com toda essa resistência, a procura pelo preservativo aumentou nas unidades de saúde de Horizonte após as apresentações. Isso fortalece a nossa iniciativa”, diz Fábio.
Fonte:Site da prefeitura municipal de Horizonte-CE.
Fonte:Site da prefeitura municipal de Horizonte-CE.