Visualizações

terça-feira, 18 de março de 2014

Finalmente ficou pronto,confira agora a estreia do nosso mini-documentário -Projeto Saúde com Arte.





Acompanhe o depoimento de todos os participantes que fazem parte deste projeto desenvolvido pelo grupo de ACE/ACS-Horizonte-CE,este relato ficou entre os 100 melhores na IV Amostra Nacional de Experiências da Saúde na Atenção Básica em Brasilia-DF.Ficamos em 12º lugar.

domingo, 16 de março de 2014

Projeto Saúde com arte!Na mídia nacional.

Saúde com Arte: teatro informa a sexualidade


Por 
Acadêmica de Jornalismo do CEULP/ULBRA

Há cinco anos, um grupo de agentes comunitários e agentes endêmicos criou o grupo Saúde com Arte, da cidade de Horizonte/CE. A equipe de servidores públicos transmite informação dinâmica sobre temas na área da saúde, principalmente sobre sexualidade, em forma de teatro.
O (En)Cena entrevistou Fabio Sousa, agente de endemias, que está à frente do grupo composto por seis pessoas. Fábio conta sobre o surgimento do projeto e as motivações de trabalhar assuntos por meio da arte e agregar educação e saúde de forma cultural.
Foto Paulo André
Fabio Sousa presente na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família
(En)Cena - Como o projeto Saúde com Arte surgiu? O que vocês pretendem com o teatro?
Fabio Sousa - Antigamente, palestras e ferramentas de divulgação da informação eram utilizadas somente de forma oral, com apresentação de slides. Somente texto técnico. Não havia interesse por parte da população. E nós, como agentes comunitários e endêmicos, percebíamos que o nosso principal objetivo, que é informar e mobilizar a população, não estava sendo alcançado. Aí, organizamos um grupo com interesse em arte e cultura e começamos a escrever peças e esquetes teatrais com duração mínima de 20 minutos e temas ligados à saúde.

(En)Cena - Qual é o maior trabalho de vocês?  Em quais locais vocês encenam as esquetes?
Fabio Sousa - A peça carro-chefe do Projeto é O Auto da Camisinha, texto do Ministério da Saúde, é apresentada para adolescentes e jovens a partir de 14 anos. Nos apresentamos em escolas, empresas, praça pública, postos de saúde e demais locais que nos convidam para apresentar.
Foto Paulo André

(En)Cena - Vocês tem financiamento de alguém para o trabalho do Saúde com Arte?
Fabio Sousa - No início, demos a cara à tapa (risos). Cada um dos integrantes da equipe auxiliava da forma que podia. A partir do segundo ano de trabalho, a Prefeitura de Horizonte se interessou pelo projeto e viu que ele atingia os objetivos desejados. Desde então, temos o patrocínio deles.

 
(En)Cena - Vocês procuram os locais para apresentação ou as organizações requisitam as peças?
Fabio Sousa - Começamos indo aos locais explicar o projeto e então fazer as apresentações. Hoje, como o grupo já está conhecido na cidade e com trabalhos consolidados, muitos órgãos solicitam as nossas peças.

(En)Cena - Ao longo dos 5 anos de atuação, vocês encontraram alguma dificuldade para executar o trabalho? Existem barreiras por causa da temática da sexualidade?
Fabio Sousa - Ainda há um pouco disso sim. Mas nós nos organizamos da seguinte forma: convidamos os pais dos adolescentes para uma conversa explicativa e lá, falamos da importância do teor projeto e de como ele será direcionado aos filhos. A camisinha ainda é um tabu e temos que lidar com o assunto de forma dinâmica e eficaz.

Fonte:http://ulbra-to.br/encena/2014/03/16/Saude-com-Arte-teatro-informa-a-sexualidade

Projeto Saúde com Arte,retorna de Brasilia premiado entre os 100 melhores relatos de experiência da saúde na atenção básica.




terça-feira, 11 de março de 2014

Projeto Saúde com Arte! Embarca para Brasilia-DF,onde irá participar da IV Amostra Nacional de Experiências da Saúde em Atenção Básica.




Bom dia!Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e a todos que sempre acreditaram e deram credibilidade ao meu trabalho,fico feliz pelo sucesso do "NOSSO"(meu e do grupo de amigas agentes de saúde). Projeto Saúde com Arte está participando da IV Amostra Nacional de Experiências na Atenção Básica em saúde.Brasilia-DF.Para nosso grupo essa classificação é como se fosse o Oscar,rsrsr!Mais o que nos deixa feliz,além de tudo é saber que o pouco que fazemos, soma-se aos trabalhos de outros colegas que também acreditam na força da educação em saúde.Gostaria de agradecer ao enfermeiro Auricelio Candido,lembro-me que no ano passado ele veio até a mim e falou-me da Comunidade de Práticas e pediu que eu realizasse a inscrição do grupo,valeu mesmo!Enfim,apenas agradeço desde já a todos que direto ou indiretamente nos ajudaram até aqui.Vamos lá! Brasilia nos espera torçam por nós.Em breve voltaremos a mambembar novamente por ai com mais esquetes teatrais com temas ligados a saúde.Sinália Alves Ciuda Pereira Pretinha Nunes Marylane MouraMarcia Maria.

Valorização da experiência

IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. Proporcionando espaços de intercâmbio de experiências, o encontro pretende contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS): a atenção básica!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Saúde com arte,saiba quais são os objetivos deste projeto inovador,desenvolvido pelo grupo de ACE/ACS -Horizonte-CE.
















Qual foi a experiência desenvolvida? Sobre o que foi?: 
Apresentação teatral e musical da peça "O Auto da Camisinha",encenada pelo grupo de ACS E ACE de Horizonte-CE. Experiência apresentada e desenvolvida de forma lúdica sobre o uso consciente do preservativo para ambos os sexos.
Como funciona(ou) a experiência?: 
Nosso municipio sempre promove anualmente o dia mundial de combate a Aids,então o grupo de agentes de saúde e ace da nossa cidade,começou a desenvolver novas alternativas de mobilização para este dia e uma das formas planejadas foi usar o teatro como ferramenta de informação.Primeiramente começamos a procurar textos e narrativas sobre o tema onde foi encontrado o texto de José Mapurunga "O Auto da Camisinha",material este que encontra-se disponível na web e com autorização do autor para livre apresentação e adaptação.Tivemos o apoio da assistente social Janaina Mota que nos ajudou com a montagem de figurinos e maquiagem.A iniciativa de montar o espetaculo,partiu do agente de endemias Fábio Sousa,que mobilizou o restante dos agentes de saúde.O grupo aprovou "O Auto da Camisinha"por tratar-se de um espetáculo que surpreende pela sua simplicidade e ao mesmo tempo, capacidade de atrair e cativar seus espectadores. A história de amor que serve como pano de fundo para educar sobre a necessidade do uso de preservativo para a prática de sexo seguro é um convite para o público se encantar e aprender com as dúvidas e descobertas dos personagens sobre o tema.
Desafios para o desenvolvimento: 
Durante o desenvolvimento pensamos na estrutura de espetáculo de rua,onde qualquer espaço transforma-se em um palco em instantes, envolvendo o público com alegria e informação.Usamos uma linguagem de fácil assimilação por qualquer plateia, o texto traz à cena um casal sertanejo preparando a primeira relação amorosa. Benedito, um quixote ingênuo e apaixonado, e Lionor, uma beldade ardente, que faz da camisinha uma questão de respeito.Utilizamos a linguagem em cordel pois propõe personagens populares trazidas dos autos e dos folguedos, assim como o Poeta Menestrel que pede licença e atenção da assistência.Na obra o desejo e o instinto dos amantes são alvos de uma verdadeira batalha entre o Diabo e o Anjo da Guarda.
Quais as novidades?: 
Durante os ensaios desenvolviamos as seguintes estratégias:
*Apresentação da peça para jovens e adolescentes nas escola da rede de ensino municipal.
*Apresentações nas salas de espera das unidades de saúde.
*Apresentações nas empresas privadas da nossa cidade.
*Inserimos músicas foclóricas e regionais que foram introduzidas nas mudanças de atos.
*Também pensamos na forma de interação com a plateia,introduzimos um momento onde convidaríamos alguém do público para que participasse conosco na forma de como o preservativo fosse colocado em uma prótese peniana.Nosso maior desafio foi tentar quebrar o tabu que envolve o uso do preservativo,pois em nossa cidade ainda é alto o número de pessoas resistentes a fazerem da camisinha um hábito.Mesmo com toda essa resistência a procura pelo preservativo,aumentou nas unidades de saúde, após as apresentações da peça.Essa experiência ganhou força e as apresentações do espetaculo também acontecem no período carnavalesco da cidade.
Outras observações/campo livre: 
Nosso principal objetivo em levar esse espetaculo para todos é este:
*Reduzir a incidência de infecção pelo HIV/aids e por outras DST;