Visualizações

domingo, 13 de março de 2011

Devido as comemorações de 24 anos de emancipação política de Horizonte, que tal conhecermos um pouco de como surgiu nossa cidade.


História

Em meados do século XVII, o território que pertence hoje a Horizonte, era apenas um aldeamento com o nome de Monte-mor-o-Velho.


A localidade, que depois se tornou vila e, posteriormente, o município denominado Guarani, foi extinta em 1920, vindo a representar um distrito de Aquiraz. Em 1938, Guarani, que logo depois recebeu o nome de Pacajus, voltou à categoria de município, tendo seu território dividido em 4 distritos: Guarani, Currais Velho, Lagoa das Pedras e Olho d’Água do Venâcio. O último viria a se tornar Horizonte, tendo recebido essa denominação pelo fato da região ser rica em fontes hídricas, sendo o olho d’água na fazenda do Venâncio a mais conhecida.

A mudança do nome para Horizonte, sugerido pela professora Raimunda Duarte Teixeira, ocorreu através do Decreto-Lei nº 1114, de 30 de dezembro de 1943, mas até tornar-se um município livre, Horizonte teve de percorrer uma grande trajetória. O 1º movimento de emancipação ocorreu em 1963, liderado por Horácio Domingos de Sousa e Manoel Feliciano de Sousa. O Governador Virgílio Távora assinou a Lei Estadual nº 6793, emancipando Horizonte. No entanto, em 1964, um ano depois, a lei foi derrubada após o início da ditadura militar.

Vinte anos depois, com o fim da ditadura, a Sociedade dos Amigos de Horizonte – Sahori – representada por Horácio Domingos de Sousa, Francisco César de Sousa, José Evandro Nogueira e Juvenal Lamartine Azedo Lima, juntamente à população horizontina, voltaram a lutar por liberdade, realizando um plebiscito, no qual 2.273 eleitores votaram a favor da emancipação e 182 votaram em desacordo. No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte. Em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal e a posse do primeiro prefeito do município, Francisco César de Sousa.

Você Sabia?

1 – No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno. O fóssil é de um bicho preguiça gigante, que media cerca de 9 metros de cumprimento e três de altura. Atualmente, a ossada se encontra no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

2 – O termo “Aningas”, que nomeia um distrito de Horizonte, vem do tupi a’niga, planta de família arácea, formada por flores multicoloridas e dotadas de raízes comestíveis.

3 Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio nas terras daquela região. No começo do século XVII, os índios foram aldeados por jesuítas e o território recebeu a denominação de Monte-mor-o-Velho e, posteriormente, Monte-mor-o-Novo.

4 – A nomeação do município foi sugerida pela professora Raimunda Duarte Teixeira e tem significado referente a “lugar que a vista não alcança”, dando uma dimensão figurada à cidade.

5 – Entre os anos de 1989 e 2008, a população de Horizonte triplicou, de 16 mil passou a ter 52 mil habitantes. O grande ritmo de crescimento populacional, que têm se intensificado a cada ano, é atribuído ao desenvolvimento industrial do município.

6 – O município de Horizonte é considerado a quinta cidade mais desenvolvida do Estado do Ceará, segundo pesquisa de 2008 do Instituto de Pesquisa e Estratégias Econômicas do Ceará (Ipece). O estudo bianual avalia dados fisiográficos, fundiários, econômicos, de infra-estrutura e sociais. O município fica atrás, somente, Fortaleza, Eusébio, Sobral e Maracanaú.

7 – Horizonte possui uma comunidade quilombola. Considerada uma das mais importantes partes da identidade antropológica do município, a comunidade de Alto Alegre teve seu reconhecimento formal em maio de 2005, quando foi considerada remanescente dos Quilombos pela Fundação Palmares.


2 comentários:

Sua mensagem será analisada,após visto o conteúdo ela será prontamente veiculada no blog.

PS: Phabio Sousa