Visualizações
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Curso Quali - Conselho inicia atividades no Ceará
Curso Quali - Conselho inicia atividades no Ceará
O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU) se reuniu na manhã desta terça-feira (2) com Conselheiras e Conselheiros de Saúde para abertura do curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS (Quali-Conselhos ) que ocorreu no auditório Ciro Gomes, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE . Participaram da abertura do evento, o presidente do CESAU, João Marques de Farias, o Conselheiro Estadual de Saúde, Francisco José Lima Batista e representantes da Escola de Saúde Pública.
O objetivo do curso é orientar a prática técnico-política dos conselhos de saúde no Brasil, por meio da qualificação de seus conselheiros em temas como participação social e democracia, gestão e financiamento, intersetorialidade e redes. Poderão se inscrever os conselheiros municipais e estaduais de saúde que estiverem no exercício de suas funções e forem indicados pelo respectivo conselho de saúde em que atuam.
De acordo com a Escola de Saúde pública do Ceará a modalidade dos cadernos estão organizados em duas partes. A primeira apresenta as características institucionais do projeto, incluindo a concepção político-pedagógica que o norteia, os desafios que se propõe a enfrentar e os aspectos mais gerais de seu funcionamento. A segunda é composta pelas quatro Unidades de Aprendizagem que abrangem os temas do Curso: Democracia, Participação Social e Representação no Âmbito dos Conselhos de Saúde, Gestão e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); Intersetorialidade, Determinantes Sociais da Saúde e Descentralização; e Trabalho em Rede no Âmbito do Controle Social no SUS.
Para mais informações acesse: http://www.esp.ce.gov.br/ - com Conselho Estadual de Saúde e
Cartões SUS serão entregues na comunidade de Cajueiro da Malhada
Nesta sexta-feira (5), a partir das 17 horas, a Prefeitura de Horizonte irá entregar, aos usuários do novo posto de saúde Alice Lima Barbosa, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)
Durante a inauguração do posto de saúde Alice Lima Barbosa, que acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 17 horas, a Prefeitura de Horizonte irá entregar, aos usuários desta nova unidade, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O mesmo permitirá um atendimento mais ágil nas unidades de saúde nos processos de agendamento de consultas e dispensação de medicamentos. Assim, os profissionais irão prestar uma atenção continuada por intermédio do histórico clínico do paciente e realizar um atendimento mais qualificado.De acordo com Marcelo Nogueira, coordenador do Cartão SUS de Horizonte, a população precisa saber que tem direito a um plano de saúde único. “Todos os horizontinos podem usufruir do cartão do SUS. Para isso, eles precisam se cadastrar junto ao agente de saúde da sua região. Através do cartão, todos os procedimentos clínicos do usuário serão identificados. Isto facilitará a nossa atuação e o paciente sairá satisfeito”, afirmou Marcelo.
Para obter o cartão do SUS, os interessados devem ter em mãos RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência. Não deixe de se inscrever e receber este benefício!
Fonte:http://horizonte.ce.gov.br/noticias/texto.asp?id=1049¤t=prefeitura
Novo posto de saúde de Horizonte atenderá 1.600 famílias
A Unidade de Saúde Alice Lima Barbosa, de Cajueiro da Malhada, será entregue nesta sexta-feira (5), a partir das 17 horas. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas
A Prefeitura de Horizonte entregará nesta sexta-feira (5), às 17 horas, o Posto de Saúde Alice Lima Barbosa, localizado em Cajueiro da Malhada. Cerca de 1.600 famílias serão assistidas pela unidade de saúde. Os atendimentos no posto serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. A unidade atenderá consultas espontâneas ou agendadas que devem ser realizadas na própria unidade e com prazo médio de atendimento de um dia. As consultas pré-agendadas serão de pré-natal, hipertensão, diabetes e planejamento familiar. As de rotina são de clínico geral, enfermagem e odontologia. Os casos de saúde que necessitem de um acompanhamento específico serão encaminhados para o Centro Integrado de Saúde Dr. Memória (Policlínica).
A gestão municipal também estará reformando o posto de saúde Maria do Carmo Nogueira, unidade de Queimadas, para melhorar a infraestrutura e qualidade dos serviços. Além de dar mais conforto à população.
terça-feira, 2 de julho de 2013
Saúde ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite.
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no município de Horizonte atinge um percentual de 98,54% com 4.469 doses aplicadas, superando a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde.
Todas as 15 (quinze) Unidades de Saúde estão vacinando as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. As Equipes e Coordenação ESF (Estratégia Saúde da Família) juntamente com a Coordenação do PNI e a Mobilização Social estão empenhadas com a mídia local, através do carro de som, rádio local com a chamada e o spot da campanha, cartazes em locais estratégicos e a divulgação dos agentes de saúde.
A busca ativa das crianças foi realizada no decorrer da Campanha pela ESF com o agente de saúde realizando a identificação dos não vacinados e encaminhando para a Unidade de Saúde, assim atingindo coberturas homogêneas de vacinação.
A Secretaria de Saúde reconhece o êxito de mais uma Campanha de Vacinação a todos e agradece os profissionais que participaram e continuam contribuindo até o dia 05 de julho, quando encerra oficialmente a Campanha.
Saúde horizontina na abertura do curso Quali Conselhos.
Secretário de Saúde: Josete M.Tavares,juntamente com o grupo de Horizonte-CE.
O Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS (Quali-Conselhos) realiza um momento presencial para os alunos inscritos da Macrorregião de Saúde de Fortaleza. O acolhimento acontecerá, no dia 2 de julho, das 8 às 15 horas, no auditório Ciro Gomes, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), uma das parceiras da iniciativa junto com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e Fiocruz.
No início de junho, aconteceram momentos presenciais voltados para os alunos das Macrorregiões do Crato e Sobral. O curso é ministrado na modalidade Educação a Distância. No entanto, esses momentos presenciais visam treinar os alunos como acessar a plataforma da Fiocruz, onde estão disponibilizadas todas as informações do Curso. O endereço da página é www.ead.fiocruz.br. As atividades do curso encerram-se no dia 11 de agosto, segundo informou o Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, que coordena a capacitação no Ceará.
O curso tem como objetivo geral ativar os Conselhos de Saúde do Brasil buscando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da prática do Controle Social no SUS. Este objetivo - que também contribui com o desenvolvimento da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS - será atingido mediante a mobilização e a interação dos Conselheiros de Saúde, que serão promovidas por meio da dinâmica pedagógica do curso.
O Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS trabalha com dois tipos de elementos didático-pedagógicos: “material didático”, composto pelo Caderno do Curso (material didático escrito) e pela minissérie televisiva “Saúde em Cena” (material didático audiovisual); e “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, por meio do qual os alunos interagem com seus colegas e com os coordenadores(as) estaduais do curso, além de terem acesso a uma série de informações e recursos formativos.
O Caderno do Curso está organizado em duas partes. A primeira apresenta as características institucionais do projeto, incluindo a concepção político-pedagógica que o norteia, os desafios que se propõe a enfrentar e os aspectos mais gerais de seu funcionamento. A segunda é composta pelas quatro Unidades de Aprendizagem que abrangem os temas do Curso: Democracia, Participação Social e Representação no Âmbito dos Conselhos de Saúde, Gestão e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); Intersetorialidade, Determinantes Sociais da Saúde e Descentralização; e Trabalho em Rede no Âmbito do Controle Social no SUS.
Assinar:
Postagens (Atom)