Visualizações

terça-feira, 2 de julho de 2013

Saúde horizontina na abertura do curso Quali Conselhos.

Secretário de Saúde: Josete M.Tavares,juntamente com o grupo de Horizonte-CE.









O Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS (Quali-Conselhos) realiza um momento presencial para os alunos inscritos da Macrorregião de Saúde de Fortaleza. O acolhimento acontecerá, no dia 2 de julho, das 8 às 15 horas, no auditório Ciro Gomes, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), uma das parceiras da iniciativa junto com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e Fiocruz.

No início de junho, aconteceram momentos presenciais voltados para os alunos das Macrorregiões do Crato e Sobral. O curso é ministrado na modalidade Educação a Distância. No entanto, esses momentos presenciais visam treinar os alunos como acessar a plataforma da Fiocruz, onde estão disponibilizadas todas as informações do Curso. O endereço da página é www.ead.fiocruz.br. As atividades do curso encerram-se no dia 11 de agosto, segundo informou o Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, que coordena a capacitação no Ceará.

O curso tem como objetivo geral ativar os Conselhos de Saúde do Brasil buscando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da prática do Controle Social no SUS. Este objetivo - que também contribui com o desenvolvimento da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS - será atingido mediante a mobilização e a interação dos Conselheiros de Saúde, que serão promovidas por meio da dinâmica pedagógica do curso.

O Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS trabalha com dois tipos de elementos didático-pedagógicos: “material didático”, composto pelo Caderno do Curso (material didático escrito) e pela minissérie televisiva “Saúde em Cena” (material didático audiovisual); e “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, por meio do qual os alunos interagem com seus colegas e com os coordenadores(as) estaduais do curso, além de terem acesso a uma série de informações e recursos formativos.

O Caderno do Curso está organizado em duas partes. A primeira apresenta as características institucionais do projeto, incluindo a concepção político-pedagógica que o norteia, os desafios que se propõe a enfrentar e os aspectos mais gerais de seu funcionamento.  A segunda é composta pelas quatro Unidades de Aprendizagem que abrangem os temas do Curso: Democracia, Participação Social e Representação no Âmbito dos Conselhos de Saúde, Gestão e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); Intersetorialidade, Determinantes Sociais da Saúde e Descentralização; e Trabalho em Rede no Âmbito do Controle Social no SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será analisada,após visto o conteúdo ela será prontamente veiculada no blog.

PS: Phabio Sousa